Jovens representam a Copabase no 3º Encontro Formar Baru
- Contato Sow
- 8 de abr.
- 1 min de leitura

O 3º Encontro da Formação Continuada em Cadeias de Valor Inclusivas do Cerrado (Formar Baru) está reunindo em Brasília quilombolas, produtores, extrativistas, assentados e parceiros para discutir o beneficiamento e a valorização do baru e outros produtos da sociobiodiversidade. Nesse cenário, as jovens Julia e Natália têm a importante missão de representar a COPABASE, trazendo perspectivas inovadoras e estreitando laços com outros participantes.
O evento, parte do projeto "Cerrado em pé com geração de renda: a cadeia produtiva do baru como aliada da biodiversidade e dos povos tradicionais", é realizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com a Associação Quilombo Kalunga (AQK) e a CooperFrutos do Paraíso, com apoio do Fundo Global pelo Meio Ambiente (GEF) e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).
Durante o encontro, enfatiza-se a importância da qualificação de comunidades tradicionais para acessar políticas públicas de incentivo à agricultura familiar. No auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), especialistas discutem o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio), além do Programa Arroz da Gente, todos focados em incentivar e valorizar a produção agroextrativista.
Julia e Natália participam ativamente destas discussões, contribuindo para a troca de experiências e ampliando a compreensão sobre como políticas públicas podem ser efetivamente implementadas para fortalecer as cadeias produtivas do Cerrado. A participação das jovens exemplifica o compromisso da COPABASE em promover a sustentabilidade econômica e ambiental, reforçando o papel essencial dos jovens em catalisar mudanças positivas nas comunidades locais.
Opmerkingen