top of page
Buscar
Foto do escritorContato Sow

Comunidades Quilombolas de Chapada Gaúcha celebram entrega de equipamentos e mudas para SAFs




Agricultores familiares e quilombolas de cinco comunidades do município de Chapada Gaúcha receberam um importante reforço para suas atividades agrícolas: a entrega de equipamentos, implementos agrícolas e o restante das mudas, marcando a conclusão das entregas de insumos e equipamentos para as famílias beneficiárias dos Sistemas Agroflorestais (SAFs). Esta iniciativa faz parte dos 15 SAFs que a COPABASE está implantando na região, com o apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e Funbio, dentro do programa de Fortalecimento da Sociobiodiversidade por meio da cadeia da fruticultura, incluindo maracujá, acerola e goiaba.


Os benefícios trazidos por essas entregas são significativos e já estão transformando a vida das comunidades locais. Entre os avanços, destaca-se o acesso à água por meio de sistemas de bombas com placas solares, que não apenas garantem a irrigação das plantações, mas também levam água até as casas das famílias. Além disso, a introdução de tecnologias de irrigação, plantio em consórcios e manejo agroecológico está promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes.


Os novos implementos agrícolas prometem aumentar a produtividade, reduzir custos de mão de obra e otimizar o tempo de trabalho, proporcionando um impacto positivo direto na vida dos agricultores. Durante a entrega, o Sr. José da Guia, cooperado da comunidade quilombola, expressou sua satisfação com a parceria: "Estou muito feliz com essa parceria que irá facilitar o plantio e a irrigação. Que a gente tenha mais um futuro melhor", compartilhou.


Esses depoimentos refletem o impacto positivo das tecnologias sociais na vida das pessoas, reforçando o compromisso da COPABASE em promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades quilombolas. A entrega de hoje representa um passo importante rumo a um futuro mais próspero e sustentável para todos os envolvidos.




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page